Quem sou eu

Minha foto
O GAE, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formalmente constituída em 1990, cujo objetivo primordial é a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Nossa proposta é atuar junto à sociedade e aos órgãos governamentais responsáveis pelas questões ambientais, promovendo atitudes que resultem na solução efetiva dos problemas que afetam o meio ambiente. O GAE é inteiramente gerido por voluntários que abraçam as mais variadas causas ambientais, porém com ênfase na conservação da biodiversidade, na manutenção da integridade dos ambientes de montanha e na ampliação e efetiva implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. A captação de recursos para o desenvolvimento de projetos específicos não é a forma de atuação preferencial do GAE, sendo sua ação muito mais baseada no acompanhamento crítico das políticas públicas para o setor e na denúncia dos problemas que afetam, não raro com recurso à imprensa e à Justiça.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma Questão de Consciência. (Boletim GAE de Setembro/1990 - Por Lúcia Duarte)

Uma Questão de Consciência


A questão ecológica tem em si, necessariamente, desdobramentos de ordem política e social. O fato de nos organizarmos para reivindicar e lutar em favor da defesa do meio ambiente é uma atitude política, uma tomada de posição. Se nos organizamos é porque decidimos nos unir e agir para tentar mudar uma situação da qual discordamos. Trata-se, sem dúvida, de uma questão de ideologia – ou de idealismo.

Já faz tempo que estamos inconformados com a situação ambiental do país. Sabemos que no quadro de degradação está embutida a deterioração social provocada pela crônica crise econômica e política de décadas de equívocos, ganâncias e desgovernos. Distorções genéticas da sociedade ocidental, como a tese do crescimento ilimitado num planeta com recursos limitados permeiam as decisões governamentais que procuram encontrar soluções imediatistas para problemas ancestrais – afinal não é de agora que o homem destrói, sem a preocupação de repor os recursos necessários à sua sobrevivência.

Entretanto, temos agora, mais uma vez, a oportunidade de ajudar a mudar a situação. É através do voto – delicioso exercício democrático – que poderemos escolher pessoas que deverão nos representar, traduzir nossos anseios e governar, em nosso nome, a sociedade da qual fazemos parte. Sabemos que nem sempre esta escolha resulta em tarefa fácil, mas só assim poderemos participar diretamente na construção de um mundo um pouco mais parecido com o que sonhamos. E isso exige responsabilidade e consciência, pois a causa ecológica não é apenas uma questão teórica. É, antes de mais nada, um problema prático, que sentimos em nós.

O Grupo Ação Ecológica tem, como não poderia deixar de ser, uma postura supra partidária, mas está atento às ações dos poderes que comandam a sociedade. Temos buscado fazer contato com diversos órgãos – federais, estaduais e municipais – envolvidos com as questões pertinentes ao meio ambiente, assim como com políticos de diversos partidos que atuam em favor da causa ambiental procurando encaminhar os problemas que levantamos – e que não são poucos, como todos sabem – na busca de soluções mais eficazes.

É dentro deste espírito que elaboramos um documento para ser encaminhado aos partidos políticos. Será a contribuição do G.A.E. na forma de sugestões para o que consideramos ser uma política ambiental correta, coerente com a realidade e que pretende ajudar a reverter o quadro de constante agressão ao patrimônio natural. Denunciar apenas não é suficiente, é preciso agir.

Saudações Ecológicas.

Lúcia Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário