Quem sou eu

Minha foto
O GAE, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formalmente constituída em 1990, cujo objetivo primordial é a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Nossa proposta é atuar junto à sociedade e aos órgãos governamentais responsáveis pelas questões ambientais, promovendo atitudes que resultem na solução efetiva dos problemas que afetam o meio ambiente. O GAE é inteiramente gerido por voluntários que abraçam as mais variadas causas ambientais, porém com ênfase na conservação da biodiversidade, na manutenção da integridade dos ambientes de montanha e na ampliação e efetiva implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. A captação de recursos para o desenvolvimento de projetos específicos não é a forma de atuação preferencial do GAE, sendo sua ação muito mais baseada no acompanhamento crítico das políticas públicas para o setor e na denúncia dos problemas que afetam, não raro com recurso à imprensa e à Justiça.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

É preciso começar já! (Boletim GAE de Junho/1990 - Por Lúcia Duarte)

É Preciso Começar Já


O Grupo Ação Ecológica é o resultado da união do esforço de pessoas que têm objetivos firmes em favor da causa ambiental. Apesar de recentes, temos uma história e um caminho trilhado que seguramente vamos estender.

Chegar até aqui – o começo – já é conseqüência de um trabalho intenso que uniu a determinação de um grupo para abraçar uma causa justa, por uma questão de ideal.

Porém, acima do ideal, está a conscientização de que algo precisa ser feito em favor da defesa do meio ambiente e que temos o dever de participar. Somos um grupo de ação porque não podemos apenas contemplar a degradação impune que vem sofrendo o acervo natural em todo o país.

Nossa origem, o meio excursionista, nos coloca frente a frente com a imponência da natureza, que estamos habituados a lidar. Esta intimidade nos leva a uma atitude de compreensão e respeito para com o patrimônio ecológico.

É no contato íntimo com montanhas, florestas, rios e mares, que sentimos a força e a pujança do planeta que nos coube habitar. Podemos, desta forma, facilmente compreender que somos apenas uma espécie entre as espécies de animais e vegetais a quem foi dado o direito de viver. Não somos melhores, mas em nome de uma pretensa superioridade, a raça humana tem se dado o direito soberano de destruir. Tem sido assim ao longo dos séculos, mas agora, alguns de nós se dão conta de que é hora de parar. Estamos entre estes. E com gravidade assumimos que temos o direito e o dever de lutar.

Não acreditamos no modismo ecológico, mas temos fé de que a crescente mobilização é fruto de uma também crescente conscientização. Acreditamos sobretudo que nós – espécie humana – somos capazes de integrar o ambiente natural sem devastá-lo, de conviver em harmonia com nossos companheiros do planeta Terra – sejam eles de origem animal ou vegetal.

Temos planos porque temos esperança. Sabemos que um esforço conjunto pode reverter o processo de degradação e levar-nos a um futuro melhor.

Ainda há tempo de salvar o planeta. Mas é preciso começar já.
Saudações Ecológicas.
Lúcia Duarte

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO FICOU, OU EM QUE RESULTOU, A INICIATIVA DO GRUPO gae DE DENUNCIAR EM 2002 A INSPEÇÃO DE EMISSÕES FAJUTA QUE O DETRAN FAZ. HÁ VÁRIOS ANOS SOMOS ENGANADOS, PAGAMOS UMA TAXA DE R$90 POR UMA VISTORIA FAZ-DE-CONTA. OS VEÍCULOS REPROVADOS CONTINUAM RECEBENDO LICENCIAMENTO E POLUINDO.... O ATENDIMENTOS NOS POSTOS É CADA VEZ PIOR - O QUE HOUVE COM A PROMOTORA QUE PROMOVEU O INQUERITO ? FOI COOPTADA PELO DETRAN ? CADE A FEEMA QUE NÃO FISCALIZA? SE O GAE NÃO TEVE FORÇA PARA ACABAR COM A FARRA, POR QUE NÃO JUNTAR FORÇAS COM O GREENPEACE E OUTRAS ONGS QUE BUSCAM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. O RJ TEM 5.000.000 DE VEÍCULOS NÃO DÁ PARA IGNORAR, NÃO É ? UMA NOVA REPRESENTAÇÃO JUNTO AO MP PODERIA ACORDAR A PROMOTORIA DO MP DO MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir